segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

TAGUATINGA É OFICIALIZADA EM 1958 ABRINDO CAMINHO PARA VILA MATIAS E VILA DIMAS





NASCE NO CERRADO: TAGUATINGA, VILA MATIAS E 


VILA DIMAS 

                                                           1958   Foto: Acervo Jornal Satélite


 Dr. Ernesto Silva, Dimas e Matias. 

REUNIÃO PARA  CONSOLIDAÇÃO DE TAGUATINGA E ABERTURA DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE DUAS IMPORTANTES VILAS AO SUL DA SATÉLITE
MATIAS E DIMAS


Esta foi uma das primeiras fotografias em meio ao cerrado registrar a formação de Taguatinga, estavam presentes o Srs. Dimas Leopoldino da Silva e Raimundo Matias, lideranças comunitárias e outras autoridades governamentais a exemplo do Dr. Ernesto Silva secretário responsável  para assuntos fundiários. Dr. Ernesto Silva, que também era médico mapeava a região central de Taguatinga para a consolidação desta importante Cidade Satélite do Distrito Federal.

Em 1958 nas terras da Fazenda Taguatinga, pertencente ao município de Luziânia - Goiás, Foi a responsável para o nascimento da primeira Cidade Satélite de Brasília a titulo oficial. Os pioneiros e candangos, trabalhadores da construção de Brasília, reivindicavam as autoridades ligadas ao presidente da Republica Juscelino Kubitschek de Oliveira a ocupação destas terras para assentamento e construções de suas casas, pois a demanda por áreas eram muito grande devido o excesso do contingente populacional que chegavam a cada momento, de várias  localidades do pais para a construção da nova capital.
Moradores e lideranças comunitárias reuniam-se  sistematicamente para destinação, mapeamento e organização dos setores  da cidade, evidentemente que no ano de 1958 a Cidade de Taguatinga já era uma realidade.
 As Lideranças de Raimundo Matias  e Dimas Leopoldino  logo também  foram  perceptivas ao Sul da região com o aparecimento das Vilas  Matias e em seguida  Dimas. Tanto o Matias que deu inicio ao assentamento em 4 de janeiro de 1960 e Dimas se destacaram como lideres comunitário ao conduzir  e abrigarem as famílias carentes em lotes de terras nestes assentamentos, que em suas homenagens levam até hoje o seus nomes Vila Matias e Vila Dimas.
A Vila Dimas, a segunda ser criada, ocorreu no dia 1 de maio de 1960, dois anos depois da oficialização da Cidade Satélite de Taguatinga e dois meses depois da inauguração da Nova Capital Brasília.
Estas duas Vilas: Matias e Dimas foram de fundamental importância para o processo de ocupação das áreas desocupadas e assentamentos das famílias segregadas, impossibilitadas de se estabelecerem  nas regiões nobres de Brasília e também nos núcleos provisórios que funcionavam como cidade dormitório dos operários, estes núcleos deveriam ser extintos após a  inauguração de Brasília em 1960.
Matias e Dimas foram líderes que deixaram cravado seus nomes nos anais da história de Taguatinga e de Brasília, homens obstinados que resistiram as forças contrárias que tentavam de todas as maneiras impedirem de realizar tamanha tarefa , de rebanhar famílias desabrigadas oriundas de invasões que permeavam do o DF.
Por Prof. Manoel Messias Dias da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário