domingo, 28 de fevereiro de 2016

1958 Taguatinga é oficializada Cidade Satélite do Distrito Federal


VILA DIMAS 1960 NASCE JUNTA COM A FUNDAÇÃO DE BRASILIA 



Dimas Leopoldino da Silva




1º de maio de 1960 Dimas chega com as primeiras famílias  em Taguatinga Sul DF. Local do inicio da VILA DIMAS




Pioneiro Dimas luta contra o poder hegemônico e fixa 3 mil famílias desabrigadas em Taguatinga Sul, nasce a Vila Dimas.




Associação dos moradores da Vila Dimas , o pioneiro Dimas aprovava com unanimidade as melhorias para o assentamento que foi batizado com seu nome.








Dep. Benedito Domingos, Pr. Dimas Leopoldino da Silva e Prof. Manoel Messias Dias da Silva




Pioneiro Dimas Leopoldino da Silva 
Fundador da Vila Dimas - Taguatinga Sul Distrito Federal
1960










1960 Pioneiros liderado por Dimas Leopoldino da Silva começa a ocupar os lotes na VILA DIMAS



1958 Taguatinga é oficializada Cidade Satélite do Distrito Federal


    1958   Foto: Acervo Jornal Satélite

 Dr. Ernesto Silva, Dimas e Matias. 



REUNIÃO PARA  CONSOLIDAÇÃO DE TAGUATINGA E 

ABERTURA DO PROCESSO DE 

CRIAÇÃO DE DUAS IMPORTANTES VILAS AO SUL DA 

SATÉLITE



MATIAS E DIMAS


Esta foi uma das primeiras fotografias em meio ao cerrado registrar a formação de Taguatinga, estavam presentes o Srs. Dimas Leopoldino da Silva e Raimundo Matias, lideranças comunitárias e outras autoridades governamentais a exemplo do Dr. Ernesto Silva secretário responsável  para assuntos fundiários. Dr. Ernesto Silva, que também era médico mapeava a região central de Taguatinga para a consolidação desta importante Cidade Satélite do Distrito Federal.

Em 1958 nas terras da Fazenda Taguatinga, pertencente ao município de Luziânia - Goiás, Foi a responsável para o nascimento da primeira Cidade Satélite de Brasília a titulo oficial. Os pioneiros e candangos, trabalhadores da construção de Brasília, reivindicavam as autoridades ligadas ao presidente da Republica Juscelino Kubitschek de Oliveira a ocupação destas terras para assentamento e construções de suas casas, pois a demanda por áreas eram muito grande devido o excesso do contingente populacional que chegavam a cada momento, de várias  localidades do pais para a construção da nova capital.
Moradores e lideranças comunitárias reuniam-se  sistematicamente para destinação, mapeamento e organização dos setores  da cidade, evidentemente que no ano de 1958 a Cidade de Taguatinga já era uma realidade.
 As Lideranças de Raimundo Matias  e Dimas Leopoldino  logo também  foram  perceptivas ao Sul da região com o aparecimento das Vilas  Matias e em seguida  Dimas. Tanto o Matias que deu inicio ao assentamento em 4 de janeiro de 1960 e Dimas se destacaram como lideres comunitário ao conduzir  e abrigarem as famílias carentes em lotes de terras nestes assentamentos, que em suas homenagens levam até hoje o seus nomes Vila Matias e Vila Dimas.
A Vila Dimas, a segunda ser criada, ocorreu no dia 1 de maio de 1960, dois anos depois da oficialização da Cidade Satélite de Taguatinga e dois meses depois da inauguração da Nova Capital Brasília.
Estas duas Vilas: Matias e Dimas foram de fundamental importância para o processo de ocupação das áreas desocupadas e assentamentos das famílias segregadas, impossibilitadas de se estabelecerem  nas regiões nobres de Brasília e também nos núcleos provisórios que funcionavam como cidade dormitório dos operários, estes núcleos deveriam ser extintos após a  inauguração de Brasília em 1960.
Matias e Dimas foram líderes que deixaram cravado seus nomes nos anais da história de Taguatinga e de Brasília, homens obstinados que resistiram as forças contrárias que tentavam de todas as maneiras impedirem de realizar tamanha tarefa , de rebanhar famílias desabrigadas oriundas de invasões que permeavam do o DF.
Por Prof. Manoel Messias Dias da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário