sábado, 20 de fevereiro de 2016

DEPOIMENTO DA PIONEIRA: Floralice Dias : Pioneira da Construção de Brasilia e do surgimento da Vila Dimas

 D.ª  Floralice Dias    
Depoimento :                      














              






Em 1960 eu tinha 7 anos de idade, quando meus pais Dimas e Ely levaram-nos para um assentamento de moradores  recém iniciado por meu pai Dimas, em uma área com a vegetação de cerrado, localizada na região sul da mais nova cidade satélite de Taguatinga DF.
Erámos  em 8 irmãos e minha mãe prestes a dar a luz a minha irmã Vania, que veio nascer no dia 24 de junho deste mesmo ano. Para mim tudo era novidade, a mudança da Vila do IAPI que ficava no setor de postos e motéis, região periférica do núcleo provisório da Candangolândia . 
No dia da nossa mudança para Taguatinga Sul, foi muito inusitada, muitos caminhões que meu pai conseguiu com a primeira Dama D.ª Sarah  Kubitschek, me recordo de ter ido com ele lá no edifício das pioneiras sociais para conversar com a esposa do presidente Juscelino Kubitschek. Dona Sarah era uma mulher acessível, esbanjava uma elegância e uma especial atenção aos pioneiros que a procuravam.
Foi marcado para o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador; acordamos logo pela manhã de um domingo ensolarado e muitas policias da Guarda Especial de Brasília que estavam retirando à força bruta os moradores da Vila do IAPI. Meu pai chegou com os caminhões da Novacap autorizado pela esposa de Juscelino e conduziu cerca de 500 famílias que já estavam desabrigadas ao tempo.
Meu pai enfrentou aquela guarda que agia muito truculenta com as famílias dos pioneiros. Sob  seus cuidados e liderança, conduziu aqueles moradores para  um lugar lindo, plano e cheio de frutas do cerrado. Minha mãe estava gestante e gostava de sair com a gente naquele bioma do cerrado pra apanharmos raízes e outras plantas medicinais que havia naquele lugar.
Nossa chegada lá foi muito animada, era um cortejo de caminhões e muitas mudanças, outros caminhões chegavam com restos de madeiras concedidas pela empreiteiras que construíam Brasília; meu pai logo começou fazer a demarcação e a entrega de lotes para as famílias que chegavam diuturnamente.
Estão ainda muito vivas em minhas lembranças esta saga, do inicio do que seria uma organizada vila e mais tarde a realidade de hoje a Vila Dimas, bairro incorporado ao endereço de Taguatinga Sul.
A escarces de água e energia elétrica não  era incomodo para nos, pois eu e meus irmão éramos crianças e tudo era muito fantasioso, minha mãe zelava muito de nos. Meu pai já era muito envolvido com as questões sociais e logo construiu um belo sobradinho de madeiras, que foi a primeira casa da Vila Dimas, que também servia de prefeitura comunitária para atendimento aos moradores da Vila Dimas.
ONGs distribuam alimentos, leite em pó e outros alimentos para nossa comunidade, meu pai era o responsável para fazer essa distribuição.
Este Sobrado me trás muitas recordações do inicio da construção de Brasília, bem como o inicio da Vila que meu pai Dimas, liderou e assentou muitas famílias; neste sobrado, eu e meus irmãos brincávamos muito. Foi  no período da Vila Dimas, que também comecei a estudar a primeira série do primário; tenho muitas saudades da minha primeira professora, tenho muitas saudades dos meus pais e de toda aquela gente unida em prol de se estabelecer em terras candangas e encontraram abrigo na Vila Dimas.

             "Este sobradinho foi a primeira casa que se ergueu na Vila Dimas"



                                 Foto: Arquivo da família Dias  -  Dia 11 de maio de 1960
     

  "Este Sobradinho foi a primeira casa da Vila Dimas"

 " Eu e minha família estamos nesta fotografia, 
meu pai é este senhor de blêizer e chapéu" 
   

Depoimento : Floralice Dias de Sá
Brasília em , 21 de fevereiro de 2016




















Nenhum comentário:

Postar um comentário