quinta-feira, 26 de abril de 2018

58 anos da Vila Dimas

VILA DIMAS 58 ANOS DE HISTORIA

     Foto: 1 de maio de 2018 Praça da Vila Dimas

Prof. Manoel Messias Dias da Silva, filho do pioneiro Dimas Leopoldino da Silva - Fundador da Vila Dimas no ano de 1960 em Taguatinga Sul DF.

No dia 1 de maio a Vila Dimas completa 58 anos de criação, dia do trabalho e da transferência de muitos moradores que viviam nas invasões aos arredores do Plano Piloto de Brasília, gente que não conseguiam instalar sua moradia no centro da Nova Capital e eram submetidas as condições precárias e subumanas.
O pioneiro Dimas Leopoldino da Silva na data de 1 de maio de 1960 resistiu a força da Guarda Especial de Brasília que estava retirando com muita truculência os moradores que viviam numa invasão próxima da Vila do IAPI, que é hoje o setor de postos e motéis, região adjacência da Candangolandia.
Foi na manhã de 1 de maio, quando a polícia expulsava as famílias desta invasão e eram surpreendidos com a chegada de caminhões e a liderança de Dimas Leopoldino da Silva que havia negociado com a primeira dama Sarah Kubitschek esposa de JK, condições de amparo aos moradores da invasão que margeava a vila do IAPI bem como acomoda-los em uma área ampla de segura.
De pronto a Dona Sarah Kubitschek atendeu as reivindicações do pioneiro Dimas e autorizou sob a sua liderança a transferência daquela gente que não tinham lugar para morar. Foi aí que o líder da Vila Dimas providenciou transporte e uma linda área de cerrado ao Sul da recém-criada cidade satélite de Taguatinga.
Quando era comemorado o dia do trabalhador as famílias humildes e muitas delas operário da construção de Brasília, estavam sendo amparadas em glebas de terras demarcadas e entregues por Dimas Leopoldino da Silva, que viam naquela gente desamparada, a alegria estampadas em seus rostos ao encontrarem um lugar para erguer seus acampamentos com barracas de lona e madeiras.
Brasília também recém-inaugurada por JK, estava vivendo dias conturbados na política habitacional, devido ao plano original da construção da nova capital não conseguir absorver no plano piloto o excesso de contingente populacional que migravam para o Distrito Federal em busca de emprego. 
A Vila Dimas em Taguatinga Sul foi uma alternativa pensada por seu líder Dimas em desenvolver uma política de assentamento ás famílias erradicadas de invasões que geralmente sofriam com a intervenção da força bruta da GEB. 
Os núcleos provisórios, acampamentos dos operários e as invasões permeavam todo o Distrito Federal e tinham data certa após a fundação de Brasília, serem totalmente removidos, pois suas presenças igualmente consideradas de favelas enfeavam o Plano Piloto, região nobre e administrativa do DF. 
Por tanto a Vila Dimas nasce neste proposito de amparo social e acolhimento aos pioneiros e candangos que não mais queriam retornar para seus lugares de origem, pois agora os candangos estavam inseridos como cidadãos trabalhadores da nova capital.
A Vila Dimas foi um local para dar refúgio e abrigo as família dos operários que encontraram na liderança de Dimas oportunidades de erguer suas casas e poderem estabelecer definitivamente no Distrito Federal.

Texto: Prof. Manoel Dias 
1960 Taguatinga Sul DF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário