terça-feira, 1 de maio de 2018

VILA DIMAS 58 ANOS


 Pioneiro Dimas Leopoldino da Silva


 Primeira edificação na Vila Dimas Taguatinga Sul Distrito Federal 1960







 Chegada dos pioneiros da Vila Dimas em 1 de maio de 1960





 Plebiscito para escolha do nome da Vila Dimas 







 O próprio Pioneiro Dimas desenhou e entregou os lotes aos moradores da Vila Dimas

 Sobradinho do pioneiro Dimas, moradia e também local de trabalho da Associação dos Moradores da Vila Dimas


1958  uma das primeiras fotos do inicio da Satélite de Taguatinga DF.



Foi no Dia do Trabalhador 1 de maio de 1960, que o pioneiro Dimas Leopoldino da Silva começava a fincar uma história de luta e resistência contra o poder hegemônico na época da construção de Brasília.
O pioneiro Dimas nesta data comemorativa ao Dia do Trabalho, enfrentou as tropas da G.E.B – (Guarda Especial de Brasília) que expulsavam famílias de operários acampados na Vila do I.A.P.I (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários) próximo a satélite da Candangolandia.
Foram momentos que entraram para história da recém-inaugurada Cidade Satélite de Taguatinga (1958) e dos pioneiros trabalhadores que foram acomodados em seus próprios lotes na Vila Dimas que começava se erigir em meio ao cerrado, ao Sul de Taguatinga que antes pertencera as terras da Fazenda Taguatinga município de Luziânia Goiás.
Dimas não hesitou em transferir as famílias expulsas e ampara-las em um sítio de terras, para que fossem edificadas suas definitivas moradias, sabendo que os núcleos e os acampamentos seriam todos removidos e estes não constavam no Plano Piloto do urbanista Lúcio Costa, que dicotomizavam as classes mais pobres e favorecia o processo da segregação social e geográfica, Problema este que persistem até hoje na sonhada capital dos Brasileiros.
A história da Vila Dimas ficou conhecida pelos candangos (Apelido dos trabalhadores migrantes de todo região brasileira, em sua maioria da Região do Nordeste), como história de uma resistência ao poder a ineficácia do poder público em desenvolver políticas habitacionais, que atenderia todas classes de pessoas.
A Vila Dimas sofreu com forças contrárias à sua permanência nesta região e até mesmo foi batizada por nome de Bairro da Liberdade, a comunidade em data memorável realizou um referendo para escolher o nome da Vila, que na sua maioria, derrubaram a proposta opositora de Manoel Messias, ficando assim escolhido por unanimidade o nome do pioneiro Dimas, ou seja a Vila Dimas. 
Graças aos trabalhadores operários da construção civil, estes verdadeiros trabalhadores que se entregaram de corpo e alma, dia e noite nos inúmeros acampamentos das empreiteiras que prestavam serviços para a NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital). O ideal de JK, considerada a meta síntese, que seria a construção da moderna capital, pode ser inaugurada em 21 de abril de 1960 e o surgimento da Vila Dimas no dia 1 de maio do mesmo ano.


Por Prof. Manoel Dias 
Fotos: Pioneiro Dimas Leopoldino da Silva responsável pelo processo de criação da Vila Dimas em Taguatinga Sul DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário