sábado, 21 de abril de 2018

BRASÍLIA 58 ANOS DE HISTÓRIA


BRASÍLIA 58 ANOS DE HISTÓRIA

Foto: Vista do Congresso Nacional
Por: Prof. Manoel Dias  - 21 de abril de 2018

Juscelino Kubitschek de Oliveira deu início no ano de 1956 às obras da construção de Brasília, a moderna capital do Brasil; JK contou com uma equipe de planejadores para o arrojado e deslumbrante projeto arquitetônico, Oscar Niemayer, Lúcio Costa, Israel Pinheiro, Bernardo Sayão, Athos Bulcão entre outros e em massa dos pioneiros trabalhadores da construção civil.

Os operários candangos vieram de todas as localidades para a construção de Brasília que se erigia em meio ao Planalto central e estava pronta para sua inauguração que ocorreu no dia 21 de abril de 1960.

Brasília já era uma realidade e sua arquitetura moderna destacava-se em todo o mundo, considerando-a oitava maravilha. Em 7 de dezembro de 1987, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Elegeu Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.

Brasília conviveu no período da sua construção e ainda hoje com uma patologia social de ocupações irregulares de terras e assentamentos improvisados que se alastrou em todo território do Distrito Federal; os núcleos provisórios, espécie de acampamento para abrigar os trabalhadores operários, as vilas e invasões que foram incorporadas as cidades satélites e outros conjuntos habitacionais não previstos em seu projeto original, que surgiram ao longo destes 58 anos de história.

JK entregou para o povo brasileiro a moderna cidade, que após 58 anos, vem crescendo com número populacional maior do que se esperava para este meio século de existência.

Brasília convive com todos os problemas sociais existentes em outras capitais brasileiras, a segregação socioespacial direcionando as classes menos favorecidas as periferias e ainda em assentamentos sem nenhuma infraestrutura básica.

As cidades satélites com suas centralidades mantêm certa individualidade do centro administrativo plano piloto que abriga os altos escalões do governo, mas, o número maior dos brasilienses estão abrigados nas satélites e até mesmo na região metropolitana de Goiás que faz limite territorial com a capital.

Parabéns Brasília, a capital dos pioneiros e candangos, parabéns Brasília a capital de todos os brasileiros, parabéns Brasília com suas indiferenças não sanadas e patologia não curada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário