terça-feira, 5 de janeiro de 2016

História : TAGUATINGA - VILA DIMAS


História : TAGUATINGA - VILA DIMAS

                                                                         
                                                                      
                                 
                                                                                         foto arquivo família Dias

Aqui começava a Vila Dimas em Taguatinga Sul-  1 de maio de 1960

Dimas Leopoldino da Silva com famílias dos futuros assentados 


                                                                  Por: Prof. Manoel Messias Dias da Silva

Taguatinga 1958- Brasília 1960-Vila Dimas 1960

A cidade satélite de Taguatinga foi oficializada no dia 5 de junho de 1958, nas terras da antiga fazenda Taguatinga, pertencente ao município de Luziânia-GO. Portanto é a primeira Cidade Satélite a ser oficializada do Distrito Federal.
As cidades satélites não estavam previstas no plano urbanístico da criação de Brasília; mas com o crescimento vertiginoso da população, na maioria dos operários que vieram de outras localidades do país para participar da construção da nova capital e que estes trabalhadores da construção civil não tinham acesso as moradias no Plano Piloto  destinadas ao funcionalismo público, que vieram  transferido do Rio de Janeiro e de  outros lugares para trabalharem na Nova Capital.
Começaram então surgir às invasões, assentamentos e aglomerados urbanos para atenderem  as necessidades de moradias para as famílias dos pioneiros construtores que resistiam em não retornar para seus locais de origens.
Os núcleos provisórios e acampamentos que serviam de moradias para os trabalhadores tinham que serem removidos após 1960 com a inauguração de Brasília;  Cidade Livre atual Núcleo Bandeirante, Velha-Cap que é hoje a Candangolândia, Vila Planalto e os acampamentos Pacheco Fernandes , Placa das Mercedes, IAPI onde funcionava o Hospital HJKO - Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Taguatinga antes mesmo da fundação de Brasília ocorrida no dia 21 de Abril de 1960 pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira; a satélite  já se organizava como cidade e se oficializava no complexo administrativo do Distrito Federal.
Com a formação do Lago Paranoá a Vila Amauri foi uma das primeiras a se instalar em Taguatinga que era  cortada pelo Córrego Taguatinga  a oeste de Brasília; a cidade de Taguatinga crescia rapidamente com os pioneiros que ocupavam áreas de cerrados, no centro da cidade surgem as avenidas comerciais e ao sul se instalavam as Vilas : Matias e Dimas; responsáveis para abrigarem  pessoas desalojadas e que chegavam na Nova Capital com esperança de se empregar no mercado de trabalho, mas as condições eram precárias para as famílias que chegavam nos assentamentos.
A Vila Dimas foi criada no dia do  trabalhador, 1º de maio de 1960, um mês depois da inauguração de Brasília, com sua arquitetura moderna contrastando com os barracos de madeiras das invasões  na periferia.
Eram  com as sobras das madeiras dos canteiros de obras que se erigiam os barracos para moradias das famílias segregadas da elite do centro da capital. Assim crescia a Vila Dimas, empreendida pelo seu fundador Dimas Leopoldino da Silva responsável pela organização do assentamento que mais tarde levaria seu nome.
A Vila Dimas faz parte da historia de todos os pioneiros e brasilienses candangos que participaram e nasceram  na época da construção de Brasilia.
 Era na Vila Dimas que se podia encontrar farmácia, ferragista e uma variedade no seu comercio que cercava sua praça no centro do vilarejo.
 Hoje a Vila Dimas mantem a tradição de bairro interiorano, as famílias pioneiras fazem compras no seu comercio local  e na tradicional feira livre que funciona aos domingos na praça da Vila Dimas.  

Pioneiro Dimas demarcando e assentando as família em área do cerrado ao sul de Taguatinga- Vila Dimas



                                                                                            foto arquivo família Dias





5 comentários:

  1. Nessa época eu tinha 5 anos me lembro bem guando a barrage do Paranoá começou a espulçar os candangos que estavam em sua volta como minha família.Fomos pra vila dimas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha família chegou na Vila Dimas em 1960 era só cerrado para todos os lados.Eu tinha doIs anos e meio.Lá embaixo tinha um córrego de águas cristalinas.Lembro quando fizeram um campinho de futebol, onde todo mundo iam torcer pelos times.Logo veio um auto falante.No comecinho da Vila Dimas minha mãe e meu pai, tocou uma pensão para mais de 50 trabalhadores da construção da primeira escola.Eu fui uma das primeiras alunas desta escola.ESCOLA CLASSE Nº2.Meu pai colocou um dos primeiros armazém.Vendia cereais,biscoitos etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber da história do pioneiros da Vila Dimas, saber que seus pais fizeram parte também desta linda história, no inicio da construção de Brasília. Envia-nos mais informações da história e também fotografias para publicarmos. Muito obrigado por sua participação.

      Excluir