terça-feira, 5 de janeiro de 2016

BRASÍLIA: ADEUS AO PIONEIRO CRIADOR DA VILA DIMAS


ADEUS AO  PIONEIRO  DIMAS

Foto Arquivo família Dias

PIONEIRO DIMAS - FUNDADOR DA VILA DIMAS


Dimas Leopoldino da Silva
Nasceu em Bela Vista de Goiás  -  3 de abril de 1920
Faleceu em Anápolis - 20 de fevereiro de 2004



 Brasília deu adeus no dia 20 de fevereiro de 2004 ao seu pioneiro Dimas Leopoldino da Silva, Desbravador incansável, cravou seu nome na  história de Brasília, sobretudo de Taguatinga.
O pioneiro Dimas chegou a Brasília em 7 de setembro de 1957 na Cidade Livre, núcleo provisório dos pioneiros e candangos.
Mas foi ao sul de  Taguatinga que o pioneiro Dimas fez história ao assentar mais de três mil famílias, que mas tarde em sua homenagem deram-na o nome de Vila Dimas.
A Vila Dimas  está localizada na cidade satélite de Taguatinga Sul no Distrito Federal; na época da construção de Brasília a Vila Dimas serviu de refúgio para os pioneiros e candangos, gentes oriundas de todas as localidades do Brasil para a construção de Brasília, a Nova Capital; após a inauguração de Brasília em 1960, os núcleos provisórios deveriam ser demolidos.
 Em 1 de maio de 1960, o pioneiro Dimas Leopoldino da Silva, natural de Bela Vista de Goiás e que já havia chegado no ano de 1957 na Cidade Livre; deflagrou um movimento de apoio aos moradores do IAPI, que estavam sendo retirados  a força pela GEB - Guarda Especial de Brasília.
  O pioneiro Dimas que também era pastor missionário da Igreja Assembleia de Deus do Ministério de Madureira, comovido com aquela situação transferiu os moradores da invasão do IAPI para uma área de cerrado, antes pertencente a fazenda Taguatinga.
Dimas assentou cerca de três mil famílias, entregando a elas lotes para suas moradias, que em sua homenagem batizaram  o assentamento de Vila Dimas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário