quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dimas Leopoldino da Silva - FUNDADOR DA VILA DIMAS

PIONEIRO DIMAS - FUNDADOR DA VILA DIMAS

Dimas Leopoldino da Silva 

Nasceu em Bela Vista de Goiás  -  3 de abril de 1920

Faleceu em Anápolis - 20 de fevereiro de 2004


A VILA DIMAS está localizada na cidade satélite de Taguatinga Sul no Distrito Federal; na época da construção de Brasília a Vila Dimas serviu de refúgio para os pioneiros e candangos, gentes oriundas de todas as localidades do Brasil para a construção de Brasília, a Nova Capital; após a inauguração de Brasília em 1960, os núcleos provisórios deveriam ser demolidos. Em 1 de maio de 1960, o pioneiro Dimas Leopoldino da Silva, natural de Bela Vista de Goiás e que já havia chegado no ano de 1957 na Cidade Livre; deflagrou um movimento de apoio aos moradores do IAPI, que estavam sendo retirados  a força pela GB.; O pioneiro Dimas que também era pastor missionário da igreja assembleia de Deus do ministério de madureira, comovido com aquela situação transferiu os moradores da invasão do IAPI para uma área de cerrado, antes pertencente a fazenda Taguatinga. Dimas assentou cerca de três mil famílias, entregando a elas lotes para suas moradias.


VER MAIS: http://manoel-geograficamentenaluzdomundo.blogspot.com.br/2014/07/vila-dimas-refugio-de-candangos-e.html





 Professor Manoel Messias Dias da Silva

Certificado de Apresentação do artigo


VILA DIMAS: REFÚGIO DE PIONEIROS E CANDANGOS NA CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA 

UEG - Universidade Estadual de Goiás

Jornada de Iniciação Cientifica 2014





__________________________________________________________________________________________

Depoimento: Harley Roberto Dias da SilvaEm 26 de agosto de 2014 Luis Eduardo Magalhães - BA. 



Harley Roberto Filho do Fundador da Vila Dimas


Harley Roberto Dias da Silva

“Eu e meu pai Dimas Leopoldino da Silva, por volta das 6 horas, ao raiar o dia 1º de maio de 1960, juntamente com inúmeras famílias vitimadas da exclusão socioespacial imperada pelo poder hegemônico constituído. Saímos com grande caravana de caminhões da invasão da Vila IAPI com destino ao Sul de Taguatinga-DF. Para assentar em glebas de terras aquelas famílias desabrigadas que ultrapassava o numero de 500 pessoas. Sob a liderança de meu pai toda aquela gente teve direito a seus lotes, para fazerem suas casas e morarem com dignidade. Era um domingo ensolarado onde podíamos ver a alegria estampada no rosto daquelas famílias. Pelo Trabalho, esforço e pioneirismo empreendido pelo meu pai Dimas Leopoldino da Silva, os moradores deste assentamento, batizou de VILA DIMAS.“

História da Vila Dimas

A Vila Dimas nasce junto com Brasília no ano de 1960, localizada na região sul da cidade satélite de Taguatinga no Distrito Federal. Na época da construção de Brasília a Vila Dimas surge da vontade dos pioneiros em fixar-se em solo candango após a fundação de Brasília.
Os trabalhadores da construção civil, gentes oriundas de todas as localidades do Brasil que vieram trabalhar na construção da nova capital; após a sua  inauguração deveriam desocupar  os núcleos provisórios e acampamentos que serviam de moradia e laser dos pioneiros e candangos.
As invasões cresciam por toda a periferia do Plano Piloto, eixo central da cidade, criado para o trabalho politico e administrativo, lugar  com moradias, as quais não atendiam a demanda de milhares de peões da construção que não tinham condições de morar em locais destinados ao alto escalão e servidores públicos que vieram transferidos da velha capital.
 Os pioneiros não queriam retornar as suas cidades de origem e eram obrigados a se instalar nas invasões e aglomerados urbanos que surgiam a cada batida de martelos, estas invasões eram edificadas com as sobras de materiais das construtoras.
Em 1º de maio de 1960, o pioneiro Dimas Leopoldino da Silva, natural de Bela Vista de Goiás e que já havia chegado no período da construção de Brasília no ano de  1957 na Cidade Livre; deflagrou  um movimento de apoio aos moradores da invasão do  IAPI, que estavam sendo retirados  a força pela GB.; O pioneiro Dimas que também era pastor e missionário evangélico da igreja assembleia de Deus do Ministério de Madureira, comovido com aquela situação transferiu os moradores da invasão do IAPI para uma área de cerrado, antes pertencente a fazenda Taguatinga.
Dimas assentou cerca de três mil famílias, entregando a elas lotes para suas moradias.
A Vila Dimas serviu de assentamento e refúgio dos candangos e pioneiros da construção de Brasília, que não encontraram espaço para fixar suas moradias durante a construção e também depois da fundação da nova capital federal, visto que o projeto da construção de Brasília não contava com a construção das cidades satélites e que as mesmas foram surgindo da necessidade em assentar a todos que chegavam ao Distrito Federal. 

Autor: Manoel Messias Dias da Silva













Nenhum comentário:

Postar um comentário